quinta-feira, 16 de junho de 2011

EL Bunker de La Paz




Na esquina de baixo da antiga central de trens e atual terminal de onibus de La Paz fica um casarão construído na década de 1920 por um fazendeiro de papas e vacunas. Em meio a depósitos de pacotes e encomendas rodoviárias e sob a fumaça constante dos veículos em trânsito, uma portinhola de porão anuncia: "El Bunker" Espacio Alternativo.


O casarão pertence a família de Marcelo Sosa, diretor de teatro e idealizador do espaço. Por volta de 1940 o antigo dono entrou em falência e repassou a propriedade para a família de Sosa. O avô de Marcelo também era um fazendeiro e sua família se mudou para a casa depois que sua fazenda foi requisitada pelo governo revolucionário de 1952 e distribúida entre campesinos.

Marcelo decidiu apostar em searas mais urbanas que o avô e passou a promover atividades culturais na cena independente de La Paz e incentivar o intercâmbio de artístas e peças de teatro entre La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra, os pólos culturais moderninhos da Bolívia.



"O Casarão já foi aduana ferroviária, banco e hoje abriga um centro cultural alternativo chamado El Bunker".
EL Bunker é um espaço bem interessante em La Paz. A parte superior do casarão é utilizada para ensaios, eventos culturais independentes e oficinas de arte. Na parte inferior funciona um teatro de tendência bastante crítica. Marcelo parece ser o guru de um grupinho que agita a vida teatral em Sta. Cruz e La Paz, dirigindo peças baseadas em Kafka, Beckett e Heiner Müller. Apesar das ótimas referências o grupo não se contenta com as adaptaçoes e também conta com produçoes próprias.

A Ultíma Gravação de Krapp, de Samuel Beckett, foi dirigida por Marcos Malavia e En Silencio, baseada em três contos de Beckett, foi adaptada e dirigida por Francia Oblitas e Luis García Tornel.




Só nessa semana o teatro contou com uma versao de uma peça de Heiner Müller (Maüser, Marcelo Sosa) e outra de Martin Giner (75 Puñaladas, Antonio Peredo).



O teatrinho é pequeno e aconchegante, com espaço para no máximo 30 pessoas, de modo que você tem que sentar ao lado do operador de som ou atrás do diretor para poder assitir. Esse todo mundo pertinho dá uma sensaçao de proximidade gostosa com o aburso em cena. E quando a peça termina e você coloca o pé na calçada o cenário continua com tons de Kafka, Beckett e Müller. Recomendo!



Teatro e Espaço Alternativo
El Bunker - La Paz
Avenida Uruguay, 491, a poucos passos do terminal de ônibus.


http://www.caretadepalo.blogspot.com/
http://quinbolivia.redqb.com/2011/06/temporada-de-mauser-en-el-bunker.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário